quinta-feira, 31 de julho de 2008

UMA DISCIPLINA PERDIDA

Culto doméstico é uma disciplina bem mais antiga do que você imagina. Na verdade, os reformadores fizeram uso dessa importante ferramenta de formação espiritual. Lutero, em especial, incentivava a sua prática e chegou a escrever um catecismo para aplicação familiar, cujos temas doutrinários eram abordados dominicalmente na sua congregação, seguindo um modelo pedagógico que envolvia pais e filhos. Que grande idéia!

A história, na sua expressão máxima, é o resgate memorial de fatos, não de idéias, nem mesmo de modelos. Faríamos muito bem se decidíssemos resgatar o modelo pedagógico reformado de inclusão teológica familiar, levando pais e filhos a encantarem-se com a mensagem bíblica e a teologia em termos simples e compreensíveis.

Não imagine que isto seja difícil e que esteja muito acima da sua capacidade. Deus jamais fechou sua Verdade em bibliotecas escuras ou entre as colunas de uma universidade. Sua Palavra ganhou expressão humana em Cristo, ganhou as ruas e arruelas; desceu aos guetos e entrou em lares, dando aos primeiros cristãos um referencial doméstico absoluto. Mas, perdemos isto. Deixamos para trás, abrimos mão, da glória da convivência e da saúde que risos soltos podem gerar no meio da sala. Sonho em poder ajudar esta geração de pais cristãos a recuperarem esta disciplina perdida.

Neste momento, a única coisa que você precisa é querer educar seus filhos no temor do Senhor. A este querer, permita-me orientá-lo com detalhes simples e funcionais. Caso o seu desejo seja trabalhar na edificação de uma família legitimamente cristã, envie um e-mail para prweber@terra.com.br e acompanhe as instruções aqui. Tencionamos colocar à sua disposição no nosso site as meditações diárias para o seu culto em família.

Que Deus o abençoe!

Pastor Weber Chagas (Igreja Cristã Nova Vida - Duque de Caxias / Vila São Luiz)

Nenhum comentário: