sexta-feira, 15 de agosto de 2008

PAIS DE FILHOS ADULTOS

Este ano casei meus filhos: o rapaz em Janeiro e a moça em Fevereiro. Apensas três semanas separaram as duas cerimônias. Imaginei que o stress seria bem maior do que realmente foi. Na verdade, fui surpreendido por um sentimento de alegria e prazer. Que bom que tudo correu num clima de paz, sossego e harmonia! Além disso, fui iniciado numa condição para a qual já vinha me preparando há muito tempo: ser pai de filhos adultos.

Devo confessar, que na minha experiência pastoral, não encontrei uma fartura de exemplos positivos de pais que souberam continuar a fazerem-se presentes na vida de seus filhos, depois deles alcançarem a vida adulta. Na verdade, presenciei um aumento de tensão nas relações, ocasionando períodos de rompimento e transtornos terríveis. Aprendi com esses exemplos e talvez possa ajudá-lo.

1. Respeite a nova família que se formou, especialmente o espaço deles e o tempo que agora precisam dedicar ao cônjuge.

2. Aceite o fato de que ele não é mais o menininho que corria no meio da sala; e ela não é mais a princesinha que outro dia ainda brincava com suas bonecas. Esse período foi muito bom, mas admita: já passou. Faz muito bem lembrar de tudo com emoção, sentir saudades, mas é só. Ele agora é um homem e ela uma mulher. Aprenda a vê-los assim e conceda-lhes a oportunidade de governarem a própria vida.

3. Não os chantageiem. Isso não é honesto. Não é sinal de maturidade. Logo, não reclame a ausência deles falando em tom choroso que eles se esqueceram de você. Acredite, eles só estão ocupados com a vida e com o projeto de construir uma família.

4. Não se meta na vida deles. Se sua opinião for pedida, muito bem; se não, fique em silêncio.

5. Seja presente, mas sem tornar-se inconveniente.

6. Aproveite para conversar muito quando eles vierem à sua casa ou você for à deles. Evite temas que possam gerar tensões.

7. Continue a ter um sentimento de autodoação para com eles, buscando ser solícito e disposto a ajudar quando precisarem.

8. Ame-os muito, ao ponto de orar por eles todos os dias e pelos futuros netinhos.

9. Seja generoso todo tempo. A generosidade é uma virtude especial dentre as virtudes. Deus é suficientemente sábio e justo para recompansá-lo.

10. Retire a sua fantasia de super-herói, você não precisa mais dela. Eles não precisam mais do seu cinto de mil e uma utilidades, nem da sua super proteção. Acredite, eles sabem lidar com a própria vida. O reino animal é assim.

Com amor,

Pr. Weber

2 comentários:

Pedro Lima disse...

Reconheço que uma das coisas que me chamou atenção em seu ministerio foi o fato de apresentar uma família bem estrutura. Famílias assim são um referencial para outras familias o que é de suma importância para construir-mos uma sociedade melhor. Obrigado por compartilhar seus sentimentos.

Lívia Guerra disse...

Meu Pastor, gostei muito do relato feito...seria maravilhoso se todos os pais refletissem sobre tudo que foi dito. Obrigada pelo carinho, Lívia Guerra.