sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A DINÂMICA DO CULTO DOMÉSTICO


Sempre que falo a respeito de culto doméstico, vejo testas franzidas, olhares apertados e outras expressões diversas que sugerem a grande dúvida: O que é isto? Pouca gente sabe que esta tradição é tão antiga quanto a fé cristã, que desde os seus primórdios, esteve presente nos lares e no seio de cada família.

Culto doméstico é a reunião entre os membros de uma mesma família em busca de Cristo, orando, cantando e lendo as Escrituras. É o jeito mais simples de transmitir a fé aos mais jovens e garantir a unidade familiar.

A dinâmica de cada reunião varia de acordo com a faixa etária dos seus participantes e da idade espiritual de cada um. Por exemplo, se há crianças, tudo deve convergir para que elas conheçam as principais histórias e personagens bíblicos, num período que varia de cinco a quinze minutos de duração. Caso os filhos estejam no ensino médio, a reunião precisa ter um conteúdo mais doutrinário, e o momento de oração melhor preparado e pensado, com listas de oração, alvos dos membros da família e da igreja, sem esquecer as ansiedades naturais dos adolescentes; além disso, a leitura bíblica e a sua discussão deve ser estimulada.

O culto doméstico deve ser dirigido pelo pai ou pela mãe. Seu andamento, o menos rígido possível, mas com reverência e temor. Também deve ser um momento de estímulo amoroso e relacional, expresso na imposição das mãos dos pais sobre os filhos, seguindo um ritual milenar escriturístico, onde pais abençoam seus filhos.

Outro importante detalhe é que o pai surpreenda seus filhos a cada mês com uma nova literatura, segundo a faixa etária. A leitura precisa ser estimulada: livros cristãos, poesia, contos, história, artes... O momento familiar deve ser uma oportunidade de crescimento espiritual e cultural. O conhecimento passado de pai para filho é tão antigo quanto a raça humana.

A presença da música é fundamental. Sugiro que as famílias ensinem aos seus filhos os hinos históricos e que mantenham a sua coleção de CD´s em dia. Músicas infantís são muito importantes. Você poderá encontrar excelentes títulos no catálogo do nosso site www.reflexao.org.br. Caso tenha qualquer dúvida, entre no nosso site e clique no link (SOS família) e faça suas perguntas. Agora, o que é mesmo importante é começar.

Deus o abençoe!

Pr. Weber - Igreja Cristã Nova Vida / Vila São Luiz - Duque de Caxias

2 comentários:

Pedro Lima disse...

Oi Pr.Weber, boa dica pra nós que desejamos muito ter um culto domestico agradável e eficiente, especilmente para alcançarmos nossas crianças. Obrigado.

Wedner Chagas disse...

Pr Weber, que Deus continue a te usar para transmitir ensinamentos sobre o verdadeiro sentido da família cristã.